Esgoto é Vida
Esgoto é Vida

» A Situação em Outros Países

Dentre os países desenvolvidos onde há água tratada e sistema completo de esgoto sanitário para 100% da população, o Canadá tem se destacado em um movimento de promoção da saúde, defendendo o conceito de cidade saudável, que tem hoje o aval da Organização Mundial de Saúde/Organização Panamericana de Saúde (OMS/OPAS).

Os Estados Unidos e a maior parte dos países europeus já resolveram o problema da coleta, tratamento e disposição do esgoto sanitário há muitas décadas. Em alguns países, há mais de um século. Os investimentos que são feitos atualmente nesses países referem-se à modernização ou ampliação dos sistemas já implantados.

A cidade de Chicago, uma das mais desenvolvidas dos Estados Unidos, é um exemplo de universalização do serviço. Dos cerca de 2 milhões de domicílios, 98,7% dispõem de coleta e tratamento do esgoto sanitário, 1% possui fossas sépticas e apenas 0,2% do total destinam os esgotos domésticos através de outros meios.

Em San Diego, no Estado da Califórnia, dos 946.240 domicílios existentes na cidade, 93,2% são atendidos por sistema público de coleta de esgoto sanitário, 6,5% dispõem de fossas sépticas e 0,3% dispõem o esgoto através de outros meios.

Miami, dos 771.288 domicílios, 15,1% destinam o esgoto sanitário a fossas sépticas e 84,4% ao sistema público de coleta e tratamento. Apenas 0,5% dos domicílios utilizam-se de outros meios para a destinação do esgoto sanitário*.

(*) Esses dados relativos às cidades norte-americanas foram obtidos do site oficial do Censo realizado pelo Governo dos Estados Unidos: www.census.gov.

Um projeto de www.aguaecidade.org.br
Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados
Água e Cidade Cediplac
Produzido por A2C